#RECARREGUE-SE
Motivos de cansaço
Quantas vezes você escuta a frase “estou tão cansado” de familiares, colegas de trabalho ou de amigos no dia a dia? Fadiga e cansaço são problemas comuns, sendo que há muitas causas possíveis para isso. A fadiga pode ser fisiológica e ocorrer após um sono não restaurador, esforço incomum, por falta de exercício, mudança de estação ou alimentação inadequada. Além disso, a fadiga também pode ser mental e se manifestar como ansiedade, estresse e falta de motivação.
Vamos ver alguns dos tipos mais comuns de fadiga e seus sintomas.
E o que fazer para a fadiga do dia a dia?
Para combater o cansaço comum, há algumas soluções simples que você pode adotar:
Manter uma rotina regular e dormir no mínimo 7-9 horas por dia pode ajudar seu corpo a recompor as energias necessárias para o dia a dia.
Se quiser combater esse cansaço constante, é melhor enriquecer sua alimentação com muitos vegetais e frutas, que contêm as vitaminas e os minerais necessários. No inverno, escolha alimentos ricos em vitamina D. Pessoas que praticam muito exercício devem fortalecer o corpo com minerais como magnésio e ferro. Se precisar de mais energia, procure fontes de vitamina B. Porém, mesmo se achar que está se alimentando de forma saudável, é possível que ainda faltem alguns minerais e vitaminas. Alguns vegetais e frutas são apenas sazonais e contêm diferentes níveis de nutrientes. Nesse caso, o suplemento alimentar Supradyn® Ativa pode te ajudar. Com vitaminas que auxiliam no metabolismo energético.
As pessoas muitas vezes dizem que estão cansadas demais para se exercitarem. No entanto, foi comprovado que se manter ativo pode ajudar a liberar mais energia. Se não gostar de corridas longas ou sessões de academia cansativas, até mesmo uma caminhada de 15 minutos pode lhe ajudar a combater a fadiga.
Se continuar sentindo cansaço e achar que nada está lhe ajudando, talvez deva consultar o médico e verificar se há alguma doença subjacente.
REFERÊNCIAS ^
¹Kennedy DO, Stevenson EJ, Jackson PA, et al. Multivitamins and minerals modulate whole-body energy metabolism and cerebral blood-flow during cognitive task performance: A double-blind, randomised, placebo-controlled trial. Nutr Metab (Lond). 2016;13:11.