Como recarregar a energia com vitaminas e minerais

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Como recarregar sua energia com vitaminas e minerais

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Você pode obter vitaminas e minerais a partir dos alimentos que consome, mas alguns alimentos podem ter mais do que outros. Você sabia que, por exemplo, cenouras são boas para os olhos? Elas são ricas em substâncias chamadas de carotenoides, que o seu corpo converte em vitamina A, a qual contribui para a saúde ocular. Assim, podemos perceber que deficiências de vitaminas podem causar problemas de saúde sérios. As vitaminas são responsáveis pelo funcionamento de processos vitais. O corpo as utiliza para crescer e se desenvolver.

Cada vitamina exerce um papel diferente no corpo, sendo que algumas agem juntas em determinados processos ou dão suporte uma à outra. O corpo não é capaz de produzir vitaminas, exceto a vitamina D, por isso elas precisam ser fornecidas por meio da alimentação. Assim como as vitaminas, os minerais são essenciais para a saúde física e mental do corpo.

Sempre é recomendável verificar nos rótulos de alimentos as informações sobre os minerais e vitaminas que eles contêm. Assim, ao escolher bebidas, você verá que um copo de leite é uma boa fonte de vitamina D e dos minerais cálcio e fósforo. Um copo de refrigerante, por outro lado, não tem quaisquer minerais ou vitaminas.

COMO FUNCIONA?

Seu corpo transforma e metaboliza vitaminas e minerais no suprimento de energia.

Ícone com número 1

A ingestão

Esta é a primeira etapa para se nutrir. Nesse processo, o alimento é levado à boca e partido em pedaços menores pelos dentes. A dieta equilibrada ideal contém carboidratos, lipídios, proteínas e nutrientes (vitaminas e minerais).

Ícone com número 2

A digestão

Na etapa seguinte, as moléculas alimentares grandes são partidas em moléculas pequenas, para poderem ser absorvidas no sangue. O intestino converte carboidratos em glicose, proteínas em aminoácidos e lipídios em ácidos graxos.

Ícone com número 3

Metabolismo

Os nutrientes são transportados para as células através do sangue. A energia é produzida na mitocôndria das células com a ajuda dos minerais e vitaminas.

Mulher preparando uma refeição saudável

Uma dieta equilibrada é necessária para o seu corpo obter todos os nutrientes necessários e para produzir energia. As Vitaminas e Minerais especificamente envolvidos na produção de energia são:

Vitaminas do grupo B

Vitaminas do grupo B

Elas estão envolvidas no metabolismo de energia, nas reações que liberam energia. Eles ajudam a partir o alimento de nutrientes maiores em unidades menores que o corpo pode usar para transformar alimento em combustível.

Tiamina (B1) é importante para diversas vias metabólicas, como a quebra de carboidratos. Boas fontes de Vitamina B1 são: produtos de grãos integrais, carne de porco, feijão preto e mexilhão azul.

Niacina (B3). Essa vitamina não apenas transforma alimento em energia, mas também ajuda a manter seu sistema nervoso saudável. Alimentos ricos em niacina são: ave, amendoim, leite, peixe, arroz integral e grãos integrais.

A vitamina B6 está envolvida em quase 100 vias metabólicas, sendo essencial na quebra de alimentos, especialmente carboidratos. Boas fontes de vitamina B6: carne, arroz, batata e sementes de girassol.

A vitamina B12 também ajuda a transformar o alimento que você consome em energia que as células podem usar. Ela contribui para o funcionamento normal do sistema nervoso e a formação normal de hemácias. Alimentos ricos em vitamina B12 são: bife magro (fígado é uma excelente opção), salmão, atum, ovos.
 

Magnésio

Magnésio

Este mineral é usado em 300 reações biológicas, nos músculos, no cérebro, nos ossos e nas células. Sua função é importante para possibilitar que seu corpo produza energia, enfrente os desafios do dia a dia e preserve a saúde. Alimentos que contêm magnésio: amêndoas, espinafre, castanha de caju e abacate.

Zinco

 

 

Zinco

 

Este é um micronutriente multifuncional envolvido em mais de 300 processos metabólicos no corpo (do cérebro ao sistema imunológico). Uma deficiência de zinco pode causar baixos níveis de energia. São fontes alimentares de zinco: ostras, caranguejo, carne e grão de bico.

Ferro

 

 

Ferro

 

Ferro é um mineral essencial que ajuda o oxigênio a circular pelo corpo. Além disso, é necessário para as células do corpo se desenvolverem e funcionarem adequadamente. A deficiência de ferro muitas vezes leva à anemia, que pode comprometer as habilidades cognitivas, reduzir a imunidade e afetar negativamente o desempenho no trabalho.1,2 Alimentos ricos em ferro: ostras, feijão branco, lentilha, espinafre e bife.

Para o máximo aumento de energia, tenha uma alimentação variada. Os conteúdos nutricionais variam de uma fruta ou um vegetal para outro, de modo que é a variedade de escolha que suprirá suas necessidades. Durante o dia, recomenda-se tomar três refeições principais e dois lanches. O ideal é que todas as refeições incluam alguns vegetais e frutas, devendo corresponder a cinco porções por dia.

A falta de nutrientes essenciais pode causar perda de energia. Devido a ampla gama de Vitaminas e Minerais, os comprimidos de Supradyn® Ativa, fornece ao corpo a suplementação alimentar de micronutrientes que auxilia o sistema imune e a produção e uso de energia pelo organismo.3 A ingestão diária de Supradyn® Ativa apoia o processo de transformação de nutrientes com energia necessária para o corpo ao longo do dia. Ele foi desenvolvido especialmente para pessoas com uma vida dinâmica e agitada.

No entanto, a alimentação não é o único fator de falta de vitaminas e minerais. Algumas escolhas de estilo de vida, como fumar ou consumo de álcool, podem contribuir para a falta de vitaminas, a qual, por sua vez, pode aumentar a fadiga física e mental.

REFERÊNCIAS ^

1Abbaspour, N., Hurrell, R., Kelishadi, R. (2014). Review on iron and its importance for human health. Journal of Research in Medical Sciences, 9(12), 164-174.

2Jáuregui-Lobera, I. (2014). Iron deficiency and cognitive functions. Neuropsychiatric Disease and Treatment, 2087. doi: 10.2147/ndt.s72491

3World Health Organization and Food and Agriculture Organization of United Nations. Vitamins and Minerals Requirements of Human Nutrition.2nd edição. 2004. 

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